Notícias

Alves Bandeira promove melhoria dos hábitos alimentares das crianças: “5 AO DIA, Faz Crescer com Energia”

2022-11-10

A Alves Bandeira juntou-se novamente ao Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) e à Associação 5 AO DIA, com o intuito de promover a melhoria dos hábitos alimentares das crianças, através do consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutos e hortícolas, contribuindo assim para a prevenção de diversas doenças crónicas, nomeadamente a obesidade.

 

A sessão inaugural do PROGRAMA 5 AO DIA, realizada no âmbito do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudável, foi marcada pela presença especial do Presidente da Associação 5 ao Dia e Administrador da SIMAB, o Sr. Dr. João Fonseca, do Presidente da Assembleia-geral da MARB e Vereador da Câmara Municipal de Braga, Sr. Eng.º Altino Bessa, bem como da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, a Sra. Dra. Carla Sepúlveda e demais representantes de diversas entidades promotoras.

 

Nesta primeira sessão, a nossa mascote ALBI fez questão de acompanhar, participar e animar as mais de 50 crianças presentes, prometendo voltar em outras sessões a realizar ao longo deste ano letivo.

 

Neste novo escolar, o PROGRAMA 5 AO DIA surge com algumas novidades didáticas e pedagógicas, em formatos físicos e tecnológicos, associando a importância dos estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis à necessidade de combate ao desperdício alimentar.

 

Conscientes da importância social do PROGRAMA 5 AO DIA e do contributo do mesmo para a melhoria dos hábitos alimentares das crianças, as entidades promotoras decidiram continuar a alargar a sua abrangência, estando já confirmada a presença de crianças do 4.º ano do 1.º ciclo de todas as escolas do concelho de Braga, mas também de escolas pertencentes a diversos concelhos vizinhos, tais como, Terras de Bouro, Vila Verde, Amares, entre outros.

 

Decorrente ainda da parceria existente com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho, é objetivo para este ano letivo de 2022/2023, o desenvolvimento e sistematização de metodologias e informação que permitam medir o impacto do PROGRAMA no seu público-alvo e, deste modo, o seu contributo para a alteração dos hábitos alimentares das crianças.

 

Ao longo das diferentes atividades de compõem a matriz base de cada sessão do PROGRAMA 5 AO DIA – "Sementeira de leguminosas”; "Elaboração de salada de frutas”; "Visualização de uma história alusiva à importância do consumo de hortofrutícolas”; "Visita ao Mercado Abastecedor” - as crianças são acompanhadas e orientadas por equipas técnicas especializadas nas áreas da nutrição, biologia, agronomia, psicologia e sociologia.

 

Refira-se que, a nível nacional, o PROGRAMA 5 AO DIA já chegou a cerca de 98 mil crianças, tendo, na região Norte e no MARB participado mais de 17.500 mil crianças.


Alves Bandeira promove melhoria dos hábitos alimentares das crianças: “5 AO DIA, Faz Crescer com Energia”

Newsletter